“ODE POÉTICA” é o espetáculo com a carreira mais longa de sempre no país, baseado em textos de Poetas Portugueses, que continua a ser apresentado em escolas, bibliotecas, centros de dia, monumentos, associações, teatros, feiras do livro, auditórios, eventos empresariais e mesmo ao ar livre.
“ODE POÉTICA” estreou no dia 19 de março de 1994, no extinto edifício do Teatro ABC no Parque Mayer, tendo sido editado em Cassete/CD e foi programa de rádio e rubrica de televisão, assinalando-se agora os 30 Anos da sua estreia.
Fez milhares de apresentações em Portugal e mesmo no estrangeiro, sendo um evento de Teatro Poético, pedagógico/didático, artístico, cultural e literário multidisciplinar, que promove e dignifica os autores de língua portuguesa, nas várias formas de expressão artística, tendo sido pioneiro na sua conceção, homenageando os exímios atores João Villaret e Mário Viegas, precursores na «arte de dizer» autores de língua portuguesa.
O Diseur Nuno Miguel Henriques, mantém-se como protagonista, tendo-se consagrado nas últimas décadas como um dos melhores divulgadores dos poetas portugueses, através dos inúmeros espetáculos que executou, das várias edições discográficas que lançou, dos programas de rádio e televisão em que participou e de muitas presenças marcantes em cerca de meio milhar palcos no país e fora de fronteiras, das grandes salas como Coliseu, Teatro Nacional, Trindade, Auditório Carlos Alberto, Sá da Bandeira, Mosteiro dos Jerónimos, Parque Mayer, Assembleia da República, Teatro Maria Matos, Teatro Villaret, Gil Vicente, Casino Estoril, Teatro Rivoli, entre tantos outros Auditórios, Monumentos, Museus, Grémios Literários, Cineteatros e palcos improvisados em pequenas aldeias, vilas e cidades em cantos e recantos, onde a arte e os versos andaram de mão dada pela Voz e interpretação do artista português, que ainda hoje cria memórias, histórias e cria fantasias para tornar a lírica mais apetecível e encantadora ao seu público.
Concebeu-se este evento para estar em cena em temporadas em espaços cénicos e itinerância, adaptando-o a todo o tipo de lugares convencionais ou alternativos, bem como participar em certames nacionais e internacionais, feiras do livro, festivais literários e de artes, programação cultural de autarquias ou a acontecimentos com caráter pedagógico em estabelecimentos escolares.
A interpretação poética é feita em palco, sem recurso a leituras tradicionais e é intercalada com melodias poéticas de sempre, com um acutilante humor inteligente em constante interação com o público, que fazem este espetáculo ímpar, original e supremo no universo da lusofonia poética.
Existem apontamentos musicais, que ilustram a palavra interpretada de forma magistral e única, arrebatando o público pela valia das palavras dos poetas, ditas de forma singular e com uma nova estética artística contemporânea.
Os maiores autores e poetas portugueses fazem parte do repertório do espetáculo, sendo a duração de pelo menos uma hora, cheia de emoções, sentimentos, vocábulos, sons e harmonias da natureza, com a arte em serenidade, conduzida pelo protagonista.
O artista tem graduações e pós-graduações e diversos cargos desempenhados ao dia de hoje, que o ajudam em cada representação, fazendo da poesia algo cativante, diferente, para todas as idades, classes sociais e até popular.
Este é um evento digno para apresentação nos mais diversos sítios e contextos, garantindo-se a qualidade, agora mais acentuada pela presença do intérprete Nuno Miguel Henriques, que é considerado “O homem com o sorriso na Voz”, que foi Padrinho de Marchas Populares de Santo António, em Lisboa e tem uma carreira artística de mais de cerca de quatro décadas, que asseguram a garantia de qualidade no trabalho.
Alguns Poetas do Repertório: Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Álvaro de Campos, Eugénio de Andrade, Ricardo Reis, Luís Vaz de Camões, João de Deus, Barbosa du Bocage, Bernardo Soares, Augusto Gil, António Aleixo, Almeida Garrett, Júlio Diniz, Antero de Quental, Camilo Castelo Branco, Gomes Leal, Cesário Verde, António Patrício, Guerra Junqueiro, Mário de Sá-Carneiro, José Gomes Ferreira, António Botto, Amália Rodrigues, Vitorino Nemésio, Miguel Torga, António Gedeão, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Ruy Belo, Pedro Homem de Melo, José Régio, Gonçalves Crespo, Mário Cesariny, Alexandre O’ Neill, Cecília de Meireles, Sebastião da Gama, João Villaret, António Lobo Antunes, Cassiano Ricardo, Ary dos Santos, Carlos de Oliveira, Américo Durão, Carlos Paião, Afonso Lopes Vieira, Gil Vicente e José Saramago, entre dezenas de outros que podem ser pedidos ou sugeridos, pelo público e organização, nas sessões realizadas.
Nuno Miguel Henriques apresenta-se em palco nesta nova versão “Ode Poética-30 Anos” com uma maturidade, categoria, sabedoria e com a distinção que se reconhece como positiva.
É certamente o espetáculo há mais tempo em cena em Portugal, agora produzido pelo Teatro ABC-Companhia Nacional de Teatro Português.
O espetáculo “ODE POÉTICA” continua a fazer deslocações a localidades e escolas de todo o Continente e Regiões Autónomas, a marcarem-se datas com condições especiais em 2024 e 2025, para assinalar a efeméride, que muito orgulha a equipa, que agradece ao público a sua sobrevivência artística e cultural.
Temos a opção de Bilhetes com valores proporcionais ao número de alunos/espetadores nas nossas sessões a partir de 5,90 euros por aluno ou valor fixo a cachet em deslocações/parcerias com entidades.
Fazemos Deslocações a Localidades, Escolas e Salas de Teatro, Auditórios e Espaços Cénicos de Todo o País.
Lisboa: Segundas e Sextas-feiras * Com Marcações Prévias
Porto: Quintas-feiras * Com Marcações Prévias
Horários das Sessões: 10.30 horas | 11.45 horas | 14.30 horas* Podendo ser noutros dias e horários alternativos, excecionalmente.
Bilhetes desde 5,90 euros por aluno, sendo os pioneiros nestes domínios didáticos em Portugal até 9,90 euros, proporcional ao número de participantes, localidade e data e horário. * Com Marcações Prévias.
| Deslocações a Localidades, Escolas e Salas de Teatro, Auditórios e Espaços Cénicos de Todo o País |