“BARCO POÉTICO”
Rio Mondego
“BARCO POÉTICO” continua a navegar para Grupos no rio Mondego!
O diseur e actor Nuno Miguel Henriques, com uma vasta carreira de trabalho em prol da Poesia, quer em termos de Espetáculos, Recitais, Edições de CD’s Poéticos, Rádio e Televisão, faz pura poesia no “BARCO POÉTICO” que o próprio criou para levar ao público em geral e das escolas em particular.
Fá-lo em barcos tradicionais, históricos e modernos, numa iniciativa de reconhecido sucesso, sempre com um carácter dinâmico, inovador e aventureiro.
Já milhares de pessoas navegaram por estas águas que respiram e transpiram poesia portuguesa, em cerca de uma década e meia de viagens a navegar poeticamente. Uma viagem que se caracteriza por ser diferente, única e singular, onde é feita interpretação de textos de Poetas de Língua Portuguesa e, por isso mesmo, convida-se o público a participar neste evento multidisciplinar, dinâmico, divertido e aventureiro.
Atualmente, o Barco Poético é já uma referência para todos os amantes da língua portuguesa e do seu lirismo em particular, com mais de 300 aventuras poéticas já realizadas.
Com viagens regulares no rio Mondego, é o evento ideal para professores e alunos de escolas de todo o país, mas também para grupos de seniores, de bibliotecas, de autarquias, entre outros, além de viagens especiais para famílias e pessoas individuais.
Os valores são acessíveis, proporcionais ao número de participantes, rio escolhido e data da realização do evento, tendo em conta que é um espetáculo cultural e uma viagem fluvial, muito apetecível.
Este é um autêntico recital que combina a aprendizagem de diversas disciplinas e a interpretação de dezenas de poetas lusófonos.
Aqui a poesia é rainha, num cenário onde se destaca a água do rio, a natureza, a luz da urbanidade, abrilhantados pela música, e pelo som de aves e correntes em mutação constante que a água leva no seu percurso natural e poético.
Durante o resto do tempo vislumbra-se o horizonte nesta viagem pela e com a poesia portuguesa, imbuídos de um espírito ousado, numa demonstração pujante da verdadeira alma lusitana. Em qualquer dos casos, o repertório é também escolhido conforme o público presente, aceitando-se sugestões no momento, aquilo que se designou em 1993 como “Poesia à la Carte”.
Os maiores poetas da língua portuguesa são ditos e interpretados pela Voz da Poesia do Diseur Nuno Miguel Henriques.
O repertório possível vai desde Fernando Pessoa a Florbela Espanca, Luís de Camões a Guerra Junqueiro, Júlio Diniz a João de Deus, Almeida Garrett a António Nobre, Eugénio de Andrade a Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga a Camilo Pessanha, Augusto Gil a Agostinho Neto, António Aleixo a Barbosa Bocage, Natália Correia a Almada Negreiros, António Gedeão a António Botto ou Ruy Belo, Alexandre O´Neill a José Régio, Ary dos Santos a Afonso Lopes Vieira, a tantos outros autores Portugueses, Africanos e Brasileiros, além de se poderem apresentar textos inéditos do público, por exemplo.
Viaja-se ainda pelos pedidos poéticos do próprio público presente, criando-se interação e vivacidade, com o dinamismo inerente a toda a iniciativa, em viagens de uma hora, hora e meia ou duas horas.
Mais do que uma Aventura, é uma Experiência Artística com assinatura e rosto, numa iniciativa ímpar e de sucesso, cujos objetivos Poéticos, Pedagógicos e Didáticos são atingidos há vários anos, nas águas poéticas e navegáveis.